Notícias

Índice de Registro de Imóveis é lançado pelo Ministério da Economia

Postada em 19/03/2019 às 18:12:40

Compartilhar:

Índice de Registro de Imóveis é lançado pelo Ministério da Economia

O Ministério da Economia anunciou, em parceria com a Associação de Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP), Associação de Registradores Imobiliários do Rio de Janeiro e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os primeiros dados do Índice do Registro de Imóveis do Brasil.

O índice servirá como termômetro para o mercado imobiliário, tendo impacto na qualificação de políticas públicas e possibilitando melhores decisões dos agentes sobre o setor.

"Com isso, você pode rever políticas habitacionais, políticas de crédito, políticas de acesso à terra, facilidade de fazer registro, o número de registro. Você consegue determinar se uma política pública no passado teve ou não efeito", afirma Uebel .

Segundo o secretário especial do Ministério da Economia, Paulo Uebel, a iniciativa deve melhorar o posicionamento do Brasil no ranking Doing Business, que mede os negócios do setor em 190 países.

Indicador de registro de imóveis

Os primeiros índices divulgados são referentes aos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro e contemplam dados referentes às transferências imobiliárias, quantidade, natureza e tipo de imóvel, do período de 2012 a 2018.

Em 2018, a capital paulista registrou 159 mil transações imobiliárias, um aumento de 13% na comparação com 2017.

Está previsto que a divulgação do Índice ocorra mensalmente para as entidades, governo e público em geral.

 

Fonte: DREAMCASA

Outras notícias

Olá, tudo bem, em que posso ajudar?
Me Chame no WhatsApp